SHELL SCRIPT

quinta-feira

O shell script não é exatamente uma linguagem de programação, mas tem a vantagem de ser bem mais simples, o que permite desenvolver pequenos programas muito rapidamente, em questão de minutos.

A maioria dos utilitários de configuração subdesenvolvidos para o Kurumin são escritos em shell script. Uma outra vantagem é que estes programas não precisam ser compilados, você simplesmente escreve os comandos num arquivo de texto e executa direto. Quando precisa fazer alguma alteração você altera o arquivo e pronto, o problema está resolvido.

Este é um exemplo de shell script que serve só para mostrar uma janelinha dando olá na tela:

kdialog --msgbox "Olá, tudo bem?


Não escrevi errado, ele só tem uma linha mesmo. Na verdade quando você escreve um shell script você simplesmente usa funções de outros programas que estão instalados, por isso ele é tão simples se comparado às linguagens de programação "de verdade" que vimos acima.

Você pode encontrar os scripts usados no Kurumin dentro da pasta /usr/local/bin. Você pode abrí-los em qualquer editor de texto e até fazer pequenas modificações para ir aprendnedo como eles funcionam.

0 comentários:

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina